quarta-feira, julho 14

14 de Julho

Nesta obra, Liberdade Guiando o Povo, romântica por excelência, Eugéne Delacroix personifica ele próprio os ideais da revolução republicana, uma mulher empunhando a bandeira tricolor, exaltando os valores da Revolução Francesa de 1789 - Liberté, Egalité, Fraternité.
A. Barreira

A França dos luxuosos palácios e da vida etérea da aristocracia dominante, sucumbiu aos pés dos miseráveis da deplorável vida terrena. As alterações políticas, económicas e sociais realizadas desde então, rumo a um país próspero, solidário e harmonioso, justificam os valores invocados pela Revolução Francesa. Este país merece por isso ser mais respeitado por parte dos seus representantes e por todos aqueles que lá foram acolhidos com plenos direitos. Não foi o que aconteceu com o recente episódio da selecção francesa de futebol. É caso para reflectir se as mesquinhas acções que se desenrolam à volta de uma simples esfera têm alguma legitimidade para provocar a mínima mancha à dignidade e grandiosidade de um país.
De um francófilo que também gostava de um bom jogo de futebol.
José Carvalho

1 comentário:

  1. A França dos luxuosos palácios e da vida etérea da aristocracia dominante, sucumbiu aos pés dos miseráveis da deplorável vida terrena. As alterações políticas, económicas e sociais realizadas desde então, rumo a um país próspero, solidário e harmonioso, justificam os valores invocados pela Revolução Francesa. Este país merece por isso ser mais respeitado por parte dos seus representantes e por todos aqueles que lá foram acolhidos com plenos direitos. Não foi o que aconteceu com o recente episódio da selecção francesa de futebol. É caso para reflectir se as mesquinhas acções que se desenrolam à volta de uma simples esfera têm alguma legitimidade para provocar a mínima mancha à dignidade e grandiosidade de um país.
    De um francófilo que também gostava de um bom jogo de futebol:
    José M. Carvalho

    ResponderEliminar