quinta-feira, janeiro 17

Eusébio Macário



Adicionar ao cesto é uma tentação, é fácil, os descontos são maiores e os portes gratuitos. Pagar com o cartão de crédito torna o valor perigosamente simbólico. O tempo estimado de entrega suportar-se-ia não fosse a fnac falhar todos os prazos previstos. A espera fez-me saltar de livro em livro até esta dedicatória:

“Minha querida amiga
Perguntaste-me se um velho escritor de antigas novelas poderia escrever, segundo os processos novos, um romance com todos os “tiques” do estilo realista. Respondi temerariamente que sim, e tu apostaste que não. Venho depositar no teu regaço o romance, e na tua mão o beijo da aposta que perdi.” 
Camilo Castelo Branco

E fiquei por Eusébio Macário e a Corja, divertido, recordando expressões e um vocabulário que permaneceram até à minha infância. 

“- Bebo à saúde do gentil fruto do inteligente e assaz conhecido farmacêutico, o senhor Eusébio Macário, meu amigo e senhor. Eu já sabia por experiência de enfermo, que o benemérito filho de Hipócrates manipulava no seu laboratório remédios eficazes para dores; mas agora acabo de ver e saber que também os sabe manipular para refrigério de amores. O deus Esculápio abraça-se com Cupido. Eu faço votos por que o nosso ilustre amigo, o senhor comendador Bento José Pereira Montalegre, não gaste da botica do senhor Eusébio Macário senão a linda filha, a droga mais doce, mais balsâmica que ele produziu, para a qual vejo que todos olham com inveja, excepto aquele a quem tenho a honra de saudar, o ilustríssimo comendador Montalegre, unindo-o no brinde àquela que já está pelo coração, a esbelta Custodinha!”  

Sem comentários:

Enviar um comentário