quinta-feira, junho 28

Decoro



Nestas coisas do desporto e, pensando bem, em todas as outras, para captar a minha simpatia exijo acima de tudo dignidade e decoro. As vitórias ou as derrotas não alteram em nada o apreço que tenho por elas. Neste caso particular do Euro, a seleção de Paulo Bento foi exemplar e brindou-nos ainda com um futebol de altíssima qualidade.

domingo, junho 24

Retrato de uma jovem rapariga




Sabe-se muito pouco sobre Petrus Cristus. Como todos os grandes pintores flamengos, passou pelas oficinas de Jan Van Eyck, sendo um dos seus discípulos. As semelhanças com o mestre são evidentes, o domínio técnico da pintura a óleo, o cuidado com o detalhe, a valorização do retrato psicológico. Já o que o diferencia e valoriza tanto é a austeridade ornamental, a elegância, a discrição. O “retrato de uma jovem rapariga” (1470) é um exemplo magnífico, e do qual sabemos tão pouco:






domingo, junho 17

Adenda:


Como pude esquecer Portugal, Portugal de Paulo Bento, no último post sobre futebol? Até os falhanços, inacreditáveis, foram de rara beleza.

"Não queremos educação"


Whitney Sherman

Recortes  de um artigo de Paul Krugman, no El País 
A los conservadores (Romney) les encanta hacer creer que existen enormes legiones de burócratas públicos que nadie sabe qué están haciendo; en realidad, la mayor parte de los trabajadores públicos son empleados que trabajan en la enseñanza (maestros) o en la protección pública (agentes de policía y bomberos).
Entonces, ¿deshacerse de los maestros, de los agentes de policía y de los bomberos ayudaría a los estadounidenses? Bien, algunos republicanos preferirían que los estadounidenses recibiesen menos formación. ¿Recuerdan que Rick Santorum describía a las universidades como “fábricas de adoctrinamiento”? De todas formas, ni el deterioro de la enseñanza ni el empeoramiento de la protección son temas de los que quiera hablar el Partido Republicano.
Sin embargo, la prueba realmente decisiva sobre los recortes del Estado proviene de Europa. Piensen en el caso de Irlanda, que ha recortado 28.000 puestos de trabajo públicos desde 2008, lo que equivale, en proporción a la población, a despedir a 1,9 millones de trabajadores estadounidenses. Estos recortes fueron aplaudidos por los conservadores, que vaticinaron grandes resultados. Pero la recuperación nunca llegó; el desempleo irlandés supera actualmente el 14%. La experiencia irlandesa demuestra que la austeridad ante una economía deprimida es un terrible error que se debe evitar si es posible.
 La semana pasada, R. Glenn Hubbard, de la Universidad de Columbia, uno de los principales asesores de Romney, publicó un artículo en un periódico alemán en el que instaba a los alemanes a ignorar el consejo de Obama y a que siguieran llevando a cabo sus políticas de línea dura. Al hacerlo, Hubbard estaba desautorizando la política exterior de un presidente en ejercicio. Y lo que es más importante, sin embargo, estaba prestando su apoyo a una política que se está hundiendo mientras leen esto.
De hecho, casi todo aquel que sigue la situación actual se da cuenta de que la obsesión alemana por la austeridad ha llevado a Europa al borde de la catástrofe, es decir, a casi todos, menos a los propios alemanes, y miren por dónde, al equipo económico de Romney.

Paul Krugman é professor de Economia de Princeton e prémio Nobel 2008


sábado, junho 16

Superioridade numérica



Jogo após jogo divido os treinadores em dois grupos: os que acreditam na lógica matemática, minoritários, e os que crêem que os “pormenores definem um jogo”. Estes esperam pacientemente pela jogada genial, acreditam no pontapé providencial, confiam no erro do adversário – jogam, evidentemente, atrás da linha da bola. Já os primeiros, baseados na lógica matemática, estruturam as suas equipas acreditando, efetivamente, que a posse de bola e de sucesso dependem diretamente do número de jogadores envolvidos nas jogadas - quanto maior número jogadores maior a probabilidade de posse e de sucesso. Este futebol é por natureza ofensivo: assenta na responsabilidade individual e coletiva, na ousadia - porque disputam a bola em todos os sectores do campo acabando assim com a noção do campo do adversário -, e na coragem, porque expõem a equipa aos sobressaltos naturais de quem ousa jogar ao ataque.
Neste europeu, o ritmo e a harmonia da Rússia do holandês Advocaat e, sobretudo, da Espanha "à Guardiola” expressam, como nenhuma outra, a ordem e a audácia.

domingo, junho 10

Franz Beckenbauer, futebol e outras coisas

"Eu nasci em 1945, ao fim da 2ª Guerra Mundial, o país estava devastado, teve de recomeçar do zero, não tínhamos nada, mas não éramos infelizes. Não havia motivo para inveja, porque ninguém tinha nada. Levávamos uma vida boa..."
Não sou apologista do caos regenerador, tão pouco da pobreza niveladora, mas o fosso entre os mais ricos e os mais pobres (um dos maiores da europa) é, qualquer que seja a nossa situação económica, absolutamente injustificável.

quarta-feira, junho 6

Prémio Príncipe das Astúrias das Letras para Philip Roth

Joe Ciardello


"Boa tarde - disse Sabbath, e inclinou formalmente a cabeça. - Sou o beneficiário do instinto de construir um ninho de Roseanna e a personificação de toda a resistência que ela encontra na vida. Estou certo que as senhoras tem um companheiro indigno: eu sou o dela. Mickey Sabbath. Tudo quanto ouviram a meu respeito é verdade. Está tudo destruído e fui eu que o destruí. Olá Rosie."    
 Teatro de Sabbath

"Tentar falar sensata e razoavelmente da sua vida parecia-lhe ainda mais falso do que as lágrimas: cada palavra, cada sílaba, era mais uma traça a abrir um buraco na verdade."      
Teatro de Sabbath

"Ela nunca levantava a voz numa discussão. Agora imagine a impressão que isto me fez aos dezassete anos... Em mim, que nunca vira semelhante maneira de abordar uma controvérsia! Ela nunca ridicularizava um opositor! Nem nunca dava mostras de o odiar pelas suas ideias!... A autoridade sem mau génio. A virtude sem autocomplacência. A confiança sem a presunção nem o desdém. Vamos lá ser justos, doutor, e dar aos goyim o que lhes é devido: eles quando impressionam impressionam mesmo."
O Complexo de Portnoy

Artigos no Público e no El País

segunda-feira, junho 4

De Vidago a Lisboa. Viagem de poucas palavras


Jogador: 

HCP Actual: 
8,5 Amador
Home Club: 
Aroeira
Sócio: 
11170


Torneio:
Camp. Nac. Clubes Mid-Amateur 2012
Data:
2012-06-02
Campo:
Vidago Palace
PAR:
72 (74,0 ; 140)

Cartão de Resultados

1
2
3
4
5
6
7
8
9
Front
10
11
12
13
14
15
16
17
18
Back
Total
PAR
4
5
3
5
4
4
3
4
4
36
4
4
3
4
4
5
4
5
3
36
72
Stroke
8
14
10
6
2
12
18
16
4

13
9
15
11
17
5
1
3
7


Metros
395
465
165
485
400
370
154
350
395
3179
340
335
169
345
305
530
365
525
215
3129
6308
Gross
5
6
6
6
7
5
3
4
5
47
5
5
3
5
5
8
5
6
4
46
93
To PAR
+21



Todos sabemos que cada um de nós tende a provocar aquilo que mais teme. Jogar em Vidago, em casa (casa no sentido literal da palavra), causou-me uma enorme ansiedade e confirmou o ditado popular que tanto temi - em casa de ferreiro espeto de pau. Coro de vergonha quando penso em cada buraco, em cada pancada desastrada, noventa e três, e todas da minha inteira responsabilidade.
Sem remissão, resignado, refugiar-me-ei no pinhal da Fonte da Telha.