terça-feira, março 13

Uma tarde com Pessoa

 Na Fundação, uma tarde com Pessoa e seus heterónimos. Um bom pretexto para reler alguns textos e como dizia Italo Calvino sobre os clássicos "toda a releitura é uma primeira leitura".


Não me macem, por amor de Deus! 

Queriam-me casado, fútil, quotidiano e tributável? 

Queriam-me o contrário disto, o contrário de qualquer coisa? 
Se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes, a todos, a vontade. 
Assim, como sou, tenham paciência! 
Vão para o diabo sem mim, 
Ou deixem-me ir sozinho para o diabo! 
Para que havemos de ir juntos? 

 Não me peguem no braço! 

Não gosto que me peguem no braço. 
Quero ser sozinho. Já disse que sou sozinho! 
Ah, que maçada quererem que eu seja da companhia!

[«Lisbon Revisited» (1923), Álvaro de Campos]

Sem comentários:

Enviar um comentário