segunda-feira, maio 16

Cartas de Vidago, VADE RETRO SATANA

Fotografia da C.M. Montalegre

A região de Montalegre e Barroso aparenta um aspecto agreste e inóspito. A parte real desta aparência afugentou muitos autóctones e exigiu aos que por lá ficaram grande esforço e criatividade para poderem sobreviver em tão adversas condições. Estas terras, em vez de terem sido abençoadas por Deus, parece terem sido amaldiçoadas pelo Diabo. No entanto, todas as sextas-feiras coincidentes com o dia treze, o Diabo que tão mal quis a estas terras acaba por ser o que lhes dá a vida e a razão de existir, num quiproquó em que o feitiço se vira contra o feiticeiro. E aquela terra aparentemente repulsiva cobre-se de corpos e almas a fazê-la prosperar. A passada sexta-feira, dia 13 de Maio, foi mais um desses dias, desta vez a concorrer com o Dia de Nossa Senhora Fátima e das aparições. Controvérsias e coincidências que poderão ter deixado alguns peregrinos hesitantes.
Maldições, diabos, diabretes, teias, morcegos, mochos, caldeirões, bruxas, olharapos e um sem fim de adereços agoirentos, associados a sons, cheiros, cores, sombras e penumbras são os ingredientes para a criação de um ambiente em que o misticismo, a festa, a diversão e o espectáculo se aliam para proporcionar uma envolvência original a que milhares de visitantes não têm resistido, aumentando de ano para ano. Restaurantes e alojamentos ficam lotados com meses de antecedência e, nos dias já há muito marcados pelo calendário, todos os caminhos vão dar a Montalegre numa peregrinação que já vai cheirando a promessa: “na próxima cá estarei”. Não é preciso vir a pé ou de joelhos porque o Diabo não contempla esses sacrifícios, embora os aprecie. E tanto os aprecia que já tem lançado o feitiço não só em Barroso como por todo o país e a nível global, obrigando-nos brevemente a andar a pé, de joelhos, de rastos e a pedir. Este Diabo tem andado por aí disfarçado de Santo fazendo alianças traiçoeiras com a Humanidade. E esta, por inépcia ou por conveniência tem-se deixado comprar e hipnotizar a poder de chorudas ofertas e presentes envenenados. Temo que contra este já seja tarde demais para fazer festas e esconjuros. É urgente proferir a fórmula “VADE RETRO” a este Satanás e agir em conformidade.

José M. A. Carvalho

1 comentário:

  1. Porque o Jo(Zé)tem a particularidade de analisar convenientemente as situações e porque o Jo(Zé)tem um refinado sentido de humor, não vá o diabo tece-las, aqui fica o registo do meu apreço pelo post.
    Abraço amigo
    Julieta Lino

    ResponderEliminar