sexta-feira, outubro 29

No tempo de Péricles e de Sócrates

Discurso de Péricles em louvor de Atenas

“A nossa forma de governo nada tem a invejar às leis que regem os nossos vizinhos. Longe de imitar os outros, somos antes um exemplo a seguir. Em virtude do facto do Estado, entre nós, ser administrado no interesse da massa e não da minoria, o nosso regime tomou o nome de democracia. No que diz respeito aos diferendos particulares, a todos, pelas leis, é garantida a igualdade, mas no que refere à participação na vida pública, cada um obtém a consideração por virtude do seu mérito e a classe à qual pertence importa menos que o seu valor pessoal. Além disso, ninguém é prejudicado pela pobreza (…). A liberdade é a nossa regra no governo da república (…)
Sabemos conciliar o gosto pelo belo com a simplicidade, o gosto dos estudos com a energia. (…) Somos os únicos a considerar o homem que não participa na vida política como um inútil e não como um ocioso. Eis, portanto, aquilo em que nos distinguimos dos outros: sabemos dar às nossas iniciativas tanto a audácia como a reflexão.
Numa palavra, garanto eu, a nossa cidade no seu conjunto é a escola da Grécia e, quanto aos indivíduos, o nosso homem sabe dobrar o seu corpo a todas as circunstâncias com uma graça e uma destreza extraordinárias.”

Péricles, citado por Tucídides, Guerra do Peloponeso, Livro II.

Sem comentários:

Enviar um comentário