sexta-feira, outubro 29

No tempo de Péricles e de Sócrates

Discurso de Péricles em louvor de Atenas

“A nossa forma de governo nada tem a invejar às leis que regem os nossos vizinhos. Longe de imitar os outros, somos antes um exemplo a seguir. Em virtude do facto do Estado, entre nós, ser administrado no interesse da massa e não da minoria, o nosso regime tomou o nome de democracia. No que diz respeito aos diferendos particulares, a todos, pelas leis, é garantida a igualdade, mas no que refere à participação na vida pública, cada um obtém a consideração por virtude do seu mérito e a classe à qual pertence importa menos que o seu valor pessoal. Além disso, ninguém é prejudicado pela pobreza (…). A liberdade é a nossa regra no governo da república (…)
Sabemos conciliar o gosto pelo belo com a simplicidade, o gosto dos estudos com a energia. (…) Somos os únicos a considerar o homem que não participa na vida política como um inútil e não como um ocioso. Eis, portanto, aquilo em que nos distinguimos dos outros: sabemos dar às nossas iniciativas tanto a audácia como a reflexão.
Numa palavra, garanto eu, a nossa cidade no seu conjunto é a escola da Grécia e, quanto aos indivíduos, o nosso homem sabe dobrar o seu corpo a todas as circunstâncias com uma graça e uma destreza extraordinárias.”

Péricles, citado por Tucídides, Guerra do Peloponeso, Livro II.

terça-feira, outubro 19

Portugal Masters


Fim-de-semana em Vilamoura no Portugal Masters. Um torneio produzido por uma máquina gigantesca e eficiente do European Tour para um público maioritariamente inglês, numa terra de reformados ingleses, com um prémio chorudo pago pelos portugueses. O secretário de estado do turismo agradeceu, em inglês, aos proprietários britânicos do Oceanico Victória Golf Club a disponibilidade em receber este evento e reforçou, mais uma vez, a importância destes espectáculos na promoção do Allgarve.
Fará algum sentido promover o Algarve como região privilegiada para a modalidade quando ela é evidente aos olhos de todos os que gostam deste desporto? Saberá o sr. Secretário de Estado que países oferecem torneios com prémios semelhantes ao nosso?, e que nesses países os prémios são pagos, quase exclusivamente, por empresas privadas? Não o incomoda gastar anualmente 3 milhões de euros num torneio quando não conseguem, há mais de 30 anos, construir um campo público no Jamor?
Quanto à competição, o torneio foi muito bom, tecnicamente de grande nível, com um final emocionante.

sábado, outubro 9

Detectives Selvagens


500 páginas exigem um ritmo de leitura regular. Não consegui tempo e disposição para as múltiplas personagens deste romance tão elogiado, mas fiquei com a sensação de ter desperdiçado um bom livro,que gira à volta de um grupo de "poetas deseperados" latino-americanos ao longo de trinta anos.
.
.
"... vinte dias depois a minha filha veio visitar-me e disse-me papá, eu não devia dizer-lhe isto, mas é melhor que o saibas. E eu disse-lhe: conta, conta, sou todo ouvidos. E ela disse: Álvaro Damián deu um tiro na cabeça. E eu disse: como é que o Alvarito pôde fazer semelhante barbaridade? E ela disse: os negócios corriam-lhe muito mal, estava arruinado, já tinha perdido quase tudo. E eu disse: mas podia ter vindo aqui para o manicómico para o pé de mim. E a minha filha riu-se, e disse que as coisas não eram assim tão fáceis."

quinta-feira, outubro 7

Vidago Palace Hotel

No JN: "Igual por fora, muito diferente por dentro. O Vidago Palace Hotel reabre, hoje, após uma profunda remodelação que lhe garantiu mais uma estrela (cinco) e o tornou membro do clube dos melhores hotéis do mundo. José Sócrates presidirá à inauguração.

Mármore de Veneza, tapeçaria do tradicional ponto de Beiriz, folha de ouro verdadeiro, tintas da conceituada Farrow & Ball…As obras de restauro do Vidago Palace Hotel, que hoje irão ser inauguradas pelo primeiro-ministro, José Sócrates, quiseram devolver a "dignidade" e a "ambição" que o rei D. Carlos queria que o edifício tivesse para então receber os membros de casas reais europeias. Por outras palavras: que o Vidago Palace Hotel fosse um "edifício do mundo", explica Rosário Pinto dos Santos, directora de vendas e marketing da G.L.A HOTELS, a multinacional que a Unicer escolheu para gerir o majestoso hotel.

Mais de cem anos depois, essa universalidade que o monarca ambicionava parece cumprir-se. O Vidago Palace Hotel foi recentemente admitido como membro permanente da Smal Leading Hotels of the World, uma marca que representa os melhores hotéis do mundo, num total de 500 unidades de luxo, espalhadas por 70 países."

domingo, outubro 3

Mia

Soubesse eu escrever e diria porque é a mais doce criatura.

Descaramento

Otto Dix


O desplante da classe dirigente não tem fim. O presidente da Caixa Geral de Depósitos (da Caixa, vejam bem!!), Farias de Oliveira, foi rápido a afirmar que serão os clientes a pagar a nova taxa que o Governo vai aplicar ao sector financeiro. Sacrifícios não é com eles. Em janeiro, e seguindo o seu exemplo, proporei aos meus alunos a redução do tempo de aulas ou o pagamento extra dos meus serviços para compensar a redução salarial.

“ Como essa pátria, tirando o povo e uns raros, é vil canalha, e mesquinha …” Jorge de Sena, 1968