quarta-feira, julho 28

Francis Obikwelu

Qualquer país se orgulharia de ter este super atleta a defender as suas cores. Com um palmarés invejável e ainda muito novo, Francis Obikwelu escolheu ser português. Canta o hino, embrulha-se na bandeira, esforça-se por falar português. Mais: é sempre simpático e pede desculpa quando as coisas não correm bem. Mas não há vez nenhuma em que os jornalistas das televisões portuguesas nos recordem do seu local de nascimento - Nigéria, por acaso.

sábado, julho 24

Vanity Fair’s World Architecture

We asked the world’s leading architects, critics, and deans of architecture schools two questions: What are the five most important buildings, bridges, or monuments constructed since 1980? And What is the greatest work of architecture thus far in the 21st century?
Ver aqui.



domingo, julho 18

Caravaggio, génio e vilão

"Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão
e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente".

Respondeu-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu! "
João 20:28

A originalidade e o carácter da sua obra consistem em conseguir uma mesma dimensão espiritual quer em cenas de costumes quer em assuntos religiosos. Caravaggio faz uma pintura próxima da vida, dos seus males, dos seus mistérios e das suas contradições. Os protagonistas das suas obras são homens comuns, representados em toda a sua simplicidade natural - foi um escândalo para a Igreja e para o próprio povo. Detentor de uma capacidade técnica de tratar as figuras num excessivo realismo, de conferir uma intensidade dramática aos assuntos e de um jogo cada vez mais contrastado de sombra e luz, Caravaggio foi, talvez, o mais significativo pintor barroco.
O comportamento intempestivo e provocante e a morte de um jovem levaram-no a abandonar Roma, vindo a morrer há precisamente 400 anos, com 38 anos.
Aqui Caravaggio na série O Poder da Arte, de Simon Schama.

sexta-feira, julho 16

O regresso das sapatilhas Sanjo


Se me perguntassem como vestia nos anos da minha adolescência diria, sem hesitação, que me sentia bem vestido quando andava com as minhas calças de ganga Lois, compradas em Verin ou Feces de Abajo, e as minhas sapatilhas Sanjo. Foi assim comigo e com uma grande parte dos meus amigos. As cores eram o branco ou preto, mas só as primeiras ficavam bem e após algumas lavagens ganhavam o tom que as faziam únicas. O design era muito original, a lona bem colada à borracha canelada, as palmilhas altas e macias tornavam-nas frescas e confortáveis, as protecções laterais dos tornozelos davam-lhe robustez. Vou comprar.

quinta-feira, julho 15

ST. ANDREWS, Escócia

“It’s just a special place,” Daly said. “It’s, to me, my favorite course all over the world that I’ve ever played. When you’ve got that going for you, you don’t feel disappointed when you don’t play so well, but you feel even better when you do play well.” The New York Times

quarta-feira, julho 14

14 de Julho

Nesta obra, Liberdade Guiando o Povo, romântica por excelência, Eugéne Delacroix personifica ele próprio os ideais da revolução republicana, uma mulher empunhando a bandeira tricolor, exaltando os valores da Revolução Francesa de 1789 - Liberté, Egalité, Fraternité.
A. Barreira

A França dos luxuosos palácios e da vida etérea da aristocracia dominante, sucumbiu aos pés dos miseráveis da deplorável vida terrena. As alterações políticas, económicas e sociais realizadas desde então, rumo a um país próspero, solidário e harmonioso, justificam os valores invocados pela Revolução Francesa. Este país merece por isso ser mais respeitado por parte dos seus representantes e por todos aqueles que lá foram acolhidos com plenos direitos. Não foi o que aconteceu com o recente episódio da selecção francesa de futebol. É caso para reflectir se as mesquinhas acções que se desenrolam à volta de uma simples esfera têm alguma legitimidade para provocar a mínima mancha à dignidade e grandiosidade de um país.
De um francófilo que também gostava de um bom jogo de futebol.
José Carvalho

sábado, julho 10

Solar II

Por coincidência, tinha acabo de ler este trecho quando encontro a leitura feita pelo próprio Ian McEwan. É muito agradável ouvi-lo seguindo o texto em português.

Noventa minutos mais tarde, foi perturbado pelo toque de um palmtop e acordou por completo com ele já encostado ao ouvido, a escutar a voz da rapariga cuja existência ele tinha feito tudo o que a decência lhe permitira para destruir. Mas ali estava ela, Catriona Beard, tão irreprimível como um livro proíbido, a perguntar com solenidade:

- Papá, que estás a fazer?

Em Inglaterra eram seis da manhã de Domingo. Ela devia ter acordado ao romper do dia, ido directamente da cama para o telefone da sala, e carregado no primeiro botão à esquerda.

- Estou atrabalhar, querida - respondeu ele com igual solenidade. Podia facilmente ter-lhe dito que estava a dormir, mas pareceu-lhe necessária uma mentira para acalmar a culpa que sentira mal ouvira o som da sua voz. muitas conversas com a filha de quatro anos recordavam-lhe os diálogos ao longo dos anos com várias mulheres, no decurso dos quais havia apresentado explicações pouco plausíveis, feito marcha atrás ou encontrado desculpas, tendo sido sempre apanhado.

- Estás na cama, porque a tua voz está rouca.

- Estou a ler na cama. E tu, que estás a fazer? Que estás a ver?

Ouvi-a respirar fundo e o som da língua limpa a chupar os dentes de leite, como se ela estivesse a considerar com que rede de linguagem recém-adquirida se devia cobrir. Devia estar sentada no sofá virado para a janela e para a cerejeira coberta de folhas, ou perto dele, a ver a grande taça com pedras que sempre interessava, a maqueta de Moore, as cores neutras das paredes iluminadas pelo sol, as longas linhas rectas das tábuas de carvalho do chão. ...(p260)

quarta-feira, julho 7

Solar


"Ele pertencia a essa classe de homens - de aparência vagamente desagradável, muitas vezes calvos, baixos, gordos, inteligentes - que são inexplicavelmente atraentes para certas mulheres belas. Ou ele julgava que o era, e pensá-lo parecia fazer com que assim fosse. E ajudava o facto de certas mulheres estarem convencidas de que ele era um génio a precisar que o socorressem. Mas o Michael Beard dessa época era um homem mentalmente diminuído, anedónico, monotemático, devastado. O seu quinto casamento estava a desintegrar-se"...
in Solar de McEwan

terça-feira, julho 6

38 graus Celsius


O grau Celsius (símbolo: °C) designa a unidade de temperatura, assim denominada em homenagem ao astrónomo sueco Anders Celsius (1701–1744)... (Wikipédia)

sexta-feira, julho 2

A verdadeira mão de Deus


Nada podia impedir a bola de entrar, excepto a mão do desesperado Luis Suárez. Penalty. Cumpriram-se as leis do jogo. Quem beneficiou o infractor?