terça-feira, abril 13

"Verão" antecipado

John Coetzee por Joe Ciardiello

Li com enorme prazer o último livro de John Coetzee, Verão. É o terceiro da trilogia de memórias ficcionadas do autor que ganhou o Prémio Nobel da Literatura em 2003. É muito original: conta várias histórias de uma fase da sua vida, entre os 30 e 40 anos, a partir de perspectivas de diferentes pessoas com quem conviveu.
Um recorte:
“A razão por que não investi mais a fundo no John tem muito que ver, suspeito actualmente, com o seu projecto de se tornar aquilo que lhe descrevi, um homem gentil, o tipo de homem incapaz de fazer mal, nem sequer a animais irracionais, nem sequer a uma mulher. Hoje penso que devia ter sido mais clara com ele: Se por qualquer razão estás a retrair-te, não o faças, que não é preciso! Se eu lhe tivesse dito isso, se ele o tivesse levado a peito, se ele tivesse permitido ser um pouco mais impetuoso, um pouco mais imperioso, um pouco menos atencioso, talvez me tivesse mesmo conseguido arrancar de um casamento que era mau para mim e ainda se tornaria pior. Podia ter-me mesmo salvo, ou salvo por mim os melhores anos da minha vida, que afinal foram desperdiçados.”p.69
In Verão de J. Coetzee

Sem comentários:

Enviar um comentário