segunda-feira, janeiro 25

Vidago Palace Hotel, 1910-2010

«Antes da inauguração, há cem anos, o pequeno rei ficara alojado no quarto, exactamente aquele, diante do lago, as portas abertas para uma pequena varanda. Cem anos antes, o pessoal alinhado e engomado e bem vestido na escadaria aguardava o desfile de carros e carruagens que subia a estrada de terra vinda da colina de vinhas e oliveiras - estava previsto que, cem anos depois, à medida que os convidados abandonassem o hotel, despedindo-se, deixando atrás de si o grande casarão cor-de-rosa, o toldo às riscas, os candeeiros de ferro forjado, os torreões laterais, sob a luz tardia de um domingo de Novembro, cada carro daria duas voltas inteiras em redor do lago e seria aplaudido pelos criados e pessoal do hotel: general manager, o gerente, dois administradores, camareiras, porteiros, recepcionistas, escriturários, contabilistas, criados de mesa, um escanção, dois bagageiros, um dos cozinheiros, o director do campo de golfe, dois jardineiros, a chefe de lavandaria, até um médico, o médico privativo do hotel. Treinaram os aplausos durante uma semana, mediram o compasso, calcularam o tempo que cada carro levaria para completar duas voltas ao lago. O pequeno rei subiu esta escadaria, ouviu os aplausos cem anos antes sob o rugido dos trovões, o vento atravessando a floresta, o primeiro frio do ano, que lhe seria fatal.»

Francisco José Viegas, O Mar em Casblanca, Porto Editora

3 comentários:

  1. O 1º post tinha que ser sobre Vidago... No comments... Um abraço, Paulo

    ResponderEliminar
  2. Um blog literário de um artista plástico

    Nas exposições de pintura ou escultura, os visitantes perseguem as obras com o seu olhar admirador ou avaliador segundo os seus conhecimentos ou sensibilidade estética. Tal acto poderá demorar apenas alguns segundos. As paredes e jardins de muitos espaços, poderão ficar mais aprazíveis se forem recheados com essas obras. A sua criação leva tempo e exige imaginação e talento, mas depois de realizada ali está para ser observada num ápice, num olhar. Quando a arte se manifesta não através da pintura ou escultura, mas através da escrita, não se pode expor para ser admirada num ápice, e dificilmente os recortes de bocados de papel aumentariam a beleza arquitectónica ou visual de um espaço. É necessário mais tempo para decifrar e sorver os seus contornos e a maleabilidade de um código que tem a sua beleza e deslumbra, mesmo sendo apenas expresso a preto e branco em pequenos salpicos codificados que bem combinados e pincelados nos sítios certos, deliciam e enchem não só o olhar mas a mente e a sensibilidade, conseguindo criar não só a imagem de um momento, de uma atitude, de uma cena mas também embrenhar o leitor na situação como se estivesse ali sentado a observá-la ou mesmo a participar nela.
    Este blog é talvez a prova de que o universo da arte não é estanque e compartimentado em sectores. Entre duas manifestações de arte completamente díspares, a plástica e a literária, encontramos um elo comum que confere ao seu autor a capacidade de desvendar numa e noutra o que lá existe de belo.

    José Carvalho
    Chaves

    ResponderEliminar
  3. COMO FAMILIAR (AFASTADA) DO MESTRE E ARQUITECTO VICENTE COSTA, GOSTARIA DE SABER ALGO MAIS SOBRE AS SUAS OBRAS SE FOR POSSÍVEL.
    PELO QUE NOS FOI TRANSMITIDO, FEZ A FAMOSA ESCADARIA DO TAMBÉM FAMOSO HOTEL PALACE VIDAGO, ALGO NA ADEGA DE FAUSTINO E BARRAGENS EM CHAVES VIDAGO, NÃO TEMOS MAIS NENHUMA REFERENCIA SOBRE AS SUAS ARQUITECTURAS , TEMOS APENAS UMA FOTO MUITO ANTIGA CEDIDA POR FAMILIARES JÁ FALECIDOS.

    SEM OUTRO ASSUNTO SUBSCREVO-ME ATENCIOSAMENTE E OBRIGADA.
    CLEMENTINA DUQUE, ESPOSA DO NETO DO MESTRE E ARQUITECTO VICENTE COSTA

    ResponderEliminar