domingo, novembro 4

João Reis, Shylock


Numa área urbana pouco qualificada, o Teatro Azul de Almada dá mostras evidentes de não ter requalificado o espaço. Integrou-se. Mais um exemplo de originalidade não ser sinónimo de bom gosto.

Em cena a obra de William Shakespeare, Mercador de Veneza. Uma bela interpretação de João Reis (Shylock, o judeu).

ANTÓNIO — Ainda agora pudera novamente dar-te o nome de cão, de minha porta tocar-te a pontapés, cuspir-te o rosto. Se queres emprestar-nos teu dinheiro, não o faças como a amigos — em que tempo a amizade cobrou do amigo juros de um metal infecundo? — antes o empresta como a teu inimigo, pois no caso de vir ele a faltar com o pagamento, com mais alegre rosto hás de extorquir-lhe tudo o que te dever.
SHYLOCK — Ora essa! Vede como vos exaltais! É meu desejo prestar-vos um obséquio, conquistar-vos a amizade, esquecer-me das injúrias com que me maculastes, suprir vossa necessidade, sem tirar proveito nenhum do meu dinheiro. No entretanto, não me quereis ouvir. E amiga a oferta.

Sem comentários:

Enviar um comentário